Um lugar de tentativas...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ode aos tubérculos


Escrever sobre o que?
Da morte, do amor, da guerra
De tudo já falaram
Eu, com só 22 anos e um desvio de coluna
Não pude dar meu parecer no assunto
Tudo que é belo e universal esses homens barbudos antes de mim já cobriram
Apontaram suas lunetas poéticas e dissecaram tudo que viram pela frente
Biópsia do olho de tudo.
Agora era preciso ser moderno pra fechar a ferida
Falemos de batatas então, porque de maçãs e morangos a poesia está cheia
O mar, a mulher, o homem, o eu, tudo já foi discutido
Deixa isso pra lá menina...
Fazer poesia sobre o que? E me deram uma lista de palavras proibidas
Como Ivanete, minha professora da terceira série
Não fale de nuvens, de flores, de campos
Não diga encantador, fascínio, pedra, amante, coração, sentimento, árvore
Mas não fique em silêncio. Esse também já passou. Pergunte aos concretistas.
Vou escrever sobre batatas! Pastosas, amarelo-tétano e ótimas para a gastrite
Ahhh, batatas no almoço de domingo. Todos nós engolindo batatas gordas sem pensar na morte
O que é o amor sem batatas fritas, assadas, cozidas, temperadas com extrato de tomate?
E a vida toda, pesando sobre as batatas da perna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário